Hiflex

Compartilhar

Desmistificando os OKRs: Qual o seu nível de interesse?

O OKR está na moda, é, eu sei!

Assim como tantas outras metodologias que viraram modinhas e muitos querem ou precisam falar que sabem e usam, quando vamos para a prática, como quase tudo nesta vida, a coisa muda de figura.

Não estou fazendo aqui nenhum juízo de valor, porque assim como você, caro leitor, eu também passo pelas mesmas dificuldades. Mas é neste ponto que não só para este tema: de criação ou implantação de OKR, como vários outros que temos que tomar uma primeira decisão: Eu quero e/ou preciso fazer isto da melhor forma possível e é algo pelo qual eu realmente me interesso? Ou saber o que é, conceitualmente, e ter uma noção prática, para a minha realidade de hoje já é o suficiente?

Neste momento alguns já terão vontade de parar a leitura por aqui e, quero deixar a todos muito à vontade para isso, cada um tem seu momento, perfil e caminhos. Mas se buscam o conhecimento teórico, prática e noções de onde “o bicho pega” na vida real do uso de OKRs, este artigo e outros da série “Desmitificando os OKRs” podem ser muito efetivos.

Para àqueles que precisam de um conhecimento mais direcionado, a plataforma Hiflix pode te ajudar. Nela você pode, ao seu tempo e interesse, acessar todo o nosso conteúdo teórico de OKRs e Métricas Ágeis por um valor bem acessível e de uma forma que se adapte à sua agenda e interesse.

Acesse: https://www.hiflix.com.br/okr-e-metricas

E ai, assunto resolvido. Mas deixando o “merchan” de lado e começando o mergulho…

Alguns de vocês vão se perguntar: O que eu quero e o que eu preciso saber sobre este tema?

OKRs, Objectives and Key Results, traduzindo: Objetivos e Resultados-chaves. O que, como, quando, onde e com quem eu sigo esta jornada?

💻 Product Owner na Prática – On-line e ao Vivo – 9, 11, 16 e 18 de agosto de 2022  ☟

Não tenho a pretensão de neste artigo te dar o completo entendimento de todos os parâmetros, conceitos e noções, mas se você já chegou até aqui é porque algo lhe instiga.

E daí vamos a um ponto bem específico:

  • Você sabe por que ou quais resultados todo o seu trabalho do dia a dia gera para a cia.?
  • Você sabe por que você trabalha, seja no seu empreendimento (para quem tem negócio próprio) ou mesmo no aspecto pessoal, porque você dedica tempo e esforço em certas coisas mais do que em outras?

Bom, se até hoje você não havia se questionado sobre isso, está mais do que na hora… Não que seja obrigatório todos termos um propósito de vida, uma missão a cumprir, mas de fato, quando esta se torna clara, tenha certeza de que tudo fará mais sentido, ganha um outro fator motivacional e o seu envolvimento e dedicação também serão relevantemente diferenciados.

Ah tá Gaby, mas então enquanto eu não tiver um propósito ou clareza disso na minha vida ou onde eu estiver trabalhando, não vou conseguir entender ou utilizar os OKRs? Não, não, como bem falei, a vida real, mais do que a conceitual e ideológica é muitas vezes bem diferente e não existe uma receita de bolo para o início do uso, o exercício e a prática. É claro que existem as recomendações e uma trilha a seguir que podem torná-la menos difícil, mas falar que é impossível ou que temos que seguir um caminho único, não… não. Eu não posso fazer esta afirmativa, até mesmo porque na minha vida, já passei por tantas situações de enfrentar leões com brinquedinhos de gato (que analogia horrorosa né!), mas é a realidade… era como eu me sentia e tinha que seguir em frente.

Então, como mencionei anteriormente, se você tiver um propósito e uma clareza da sua missão, estabelecer objetivos se torna uma tarefa de dimensionar o tamanho do seu sonho, o tamanho do desafio que você quer se impor. A partir dele, com os resultados-chave, determinar o que de fato eu posso considerar que, realizando ou “chegando lá”, me fazem acreditar que eu estou mais perto de alcançar este objetivo.

E desmitificando de vez, é isso: OKRs – Objectives and Key Results, são uma metodologia que te ajuda a estabelecer os Objetivos que significam “O QUE” e os Resultados-chave que significam “COMO”, alcançar metas para um propósito, uma missão ou mesmo o planejamento estratégico da sua empresa.

Os OKRs são uma técnica utilizada por milhares de empresas, sejam elas startups e multinacionais. Temos até casos de startups que se tornaram gigantes unicórnios no mercado, como a Google por exemplo (um dos maiores exemplos de utilização do OKR). E como podemos comprovar que foram os OKRs que as conduziram nesta jornada de sucesso? Através de números, métricas e um acompanhamento passo a passo no qual os OKRs podem te levar, seja na vida pessoal, carreira e empresas, a novos patamares e conquistas.

Espero que tenham gostado desta primeira pílula de conhecimento sobre os OKRs, siga-nos nas nossas redes sociais para mais conteúdos como esse!

 

Saiba mais e se inscreva em: 

https://www.hiflix.com.br/okr-e-metricas

 

[Treinamento] OKR e métricas ágeis 👉 c/ Gabriella Oviedo

Conteúdo Programático:

OKR

– Origem dos OKR

– Como definir os objetivos e seus resultados chaves com simplicidade

– O que são Objetivos?

– O que são Resultados-chave?

– Cadência e apuração de resultados

– Como implementar os OKR

– Como engajar todos da organização através de OKR. ​

Métricas Ágeis

– Introdução

– Qual a importância de medir?

– O que devemos medir?

– O que são métricas ágeis?

– Como boas métricas podem te ajudar a ser mais eficaz em seus resultados

– Entendendo Métricas de eficiência e métricas de eficácia.

GARANTA SUA VAGA!

Acesse 👉 https://www.hiflix.com.br/okr-e-metricas

 

 


Conheça nosso grupo de discussão no Telegram!

CLIQUE AQUI E ACESSE!

VEM PRA HIFLEX! 💙

 

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *