Hiflex

Compartilhar

Retrospectiva – Valores do Scrum

O Scrum Master é empoderado para garantir que o time scrum aja de acordo com os valores, princípios e práticas do Scrum.

Como medir se seu time está alinhado aos valores do Scrum? E como ter a visibilidade disso?

Segue um formato de retrospectiva, que serve muito bem para medir o alinhamento do time a esses valores bem como ter visibilidade desse alinhamento.

Pode ser utilizada tanto com times novos, quanto com times que já trabalham juntos há algum tempo, porém enfrentam alguns anti-padrões.

A idéia é fazê-los refletir em torno desses conceitos, tendo como referência os cinco valores do Scrum.

Utilizei esse formato no time quando houve uma reformulação e entrada de pessoas novas. Então, percebi a necessidade do alinhamento desses valores.

Como funciona?

Esse formato de retrospectiva exige um pouco de preparação por parte do Scrum Master.

Primeiramente você vai precisar:

Montar um formulário com perguntas relacionadas a cada valor.

Exemplos abaixo:

Iniciando a dinâmica

Como facilitador, você deve primeiro introduzir a dinâmica, falando de forma lúdica com o time sobre os valores do SCRUM.

Eu utilizei o modelo abaixo, onde para cada valor escolhi uma imagem que representasse e solicitei ao time para falar sobre aquele valor com base na imagem, tentando adivinhar qual valor a imagem estava relacionada e coloquei nos post-it ao lado as definições do time.

Ao final das definições eu revelei qual o valor estava por detrás da imagem, isso ajudou a fixar neles o entendimento sobre os valores.

Coletando dados

Envie link do formulário criado para o que seja preenchido pelo time.

Eles devem avaliar a percepção em relação ao quanto o time está trabalhando de forma alinhada à cada um dos valores, em uma escala de 1 (estamos pouco ou nada alinhados à esse valor) à 5 (estamos trabalhando muito bem alinhados com esse valor).

Essa etapa deve ser realizada individualmente e os resultados coletados de forma anônima. Dê ao time aproximadamente 7 minutos para realizar a atividade.

Após o preenchimento do formulário você irá consolidar as informações coletadas exportando para o excel.

Para cada valor há 5 perguntas. Em um cenário ideal, caso todo o time respondesse 5 para todos as perguntas (estamos trabalhando muito bem alinhados com esse valor) e considerando 7 desenvolvedores no time, teríamos um total de 175 (5*5*7) pontos em cada valor.

Com essa pontuação é possível mapear em um radar o esperado x realizado do time, somando a pontuação de cada valor. 

Provavelmente você levará uns 5 minutos para fazer essa atividade, se preferir pode deixar as pessoas a vontade para ir tomar uma água ou buscar um café durante esse tempo.

Gerando Insights

Agora atividade começa a ficar legal! Nessa etapa você vai gerar mais insights em relação aos dados que foram coletados até aqui. Solicite ao time para registrar momentos em que agiram alinhados a esses valores durante a sprint (post-its amarelos) e momentos em que agiram de forma desalinhada à esses valores (post-its rosa).

Dê um tempo para que todos possam refletir e criar os post-its individualmente, depois peça para que cada um leia em voz alta os seus post-its.

Criando Ações

Nessa próxima etapa, chegou a hora de criar ações em relação ao que surgiu na dinâmica. Solicite à cada um dos participantes para que criem ações que podem ser tomadas para melhorar o alinhamento em relação à 1 ou 2 dos valores que foram votados como aqueles que o time está mais desalinhado.

 Filtrando as ações

A dinâmica foi aplicada, porém nesse passo é necessário fazer algo para filtrar as ações e definirmos quais são as mais importantes que serão trabalhadas pelo time na próxima sprint.

Costumo trabalhar com apenas uma, para evitar que o time não se comprometa com as ações ou que afete o trabalho durante a próxima sprint, mas isso fica no critério e preferência de cada time.

Para filtrar as ações vale utilizar qualquer técnica que vocês conheçam, mas eu particularmente gosto muito de utilizar o círculo de influência para de imediato descartar aquelas ações que não estão dentro do controle do time e depois faço uma segunda filtragem com votação.  

Segue o link com o material que utilizei.

Formulário com as perguntas: https://forms.gle/KHz1FuED5LXQNvJH9

Planilha para elaboração do radar:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1is1ay_BF6OhFcfm_HQgaRkI0H03NL4PP/edit?usp=sharing&ouid=107754955813237278640&rtpof=true&sd=true

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *