Hiflex

Compartilhar

CFD

O Diagrama de Fluxo Cumulativo (Cumulative Flow Diagram) ou CFD, como é conhecido usualmente, é um gráfico que permite analisar o progresso do trabalho através de suas fases ao longo do tempo. É possível utilizar o CFD para acompanhar os mais diversos tipos de metodologias de projetos ou frameworks, como Kanban e o Scrum, que costumam trabalhar de forma faseada o desenvolvimento de produtos e serviços.

O CFD tem duas funções principais:

  1. Rastrear e prever a realização de itens do trabalho;
  2. Indicar a necessidade de agir sobre o fluxo e o processo de melhoria.

Ao longo do tempo identificamos através do CFD diversas métricas que permitem que uma maior previsibilidade de entrega do trabalho a ser desenvolvido por um time como o Lead Time, Cycle Time e Throughput. Além de poder identificar quais são os principais gargalos (bottlenecks), isto é, os pontos que acabam retendo a saída, impedindo que a entrega seja realizada.

E como podemos fazer a leitura do CFD?

O Diagrama de Fluxo Cumulativo ou CFD – Cumulative Flow Diagram é um gráfico de área no Eixo X está representado o tempo e no Eixo Y é representado a quantidade de trabalho a ser desenvolvido ou que já foi desenvolvido, no caso “Pronto”.

No gráfico abaixo está identificado as principais informações que conseguimos extrair ao realizar a leitura do CFD.

Cycle Time

É a frequência ou intervalo de tempo de término do item de trabalho. No caso o Cycle Time é descrito em termos tempo por ítem.

Lead Time

É o tempo total que o item leva para ser liberado desde o momento que o item entra no backlog até ser desenvolvido, testado e entregue em produção.

WIP

É a quantidade máxima de itens a ser trabalho por cada fase. Por exemplo se tenho 3 desenvolvedores trabalhando em um período, o limite máximo a ser desenvolvimento é 3 itens, se houver 4 itens ou mais poderá haver um gargalo, no caso é necessário rever a capacidade máxima de trabalho de time para eliminar o gargalo e limitar o WIP

Input

Taxa de entrada de itens sobre um período.  

Throughput

É vazão ou taxa de saídas de itens que são liberados em produção sobre um período específico, é a métrica que serve para medir a velocidade de um time. Se tenho uma vazão de 21 pontos de histórias liberados a cada 3 dias de trabalho, o Throughput é igual a 7 pontos de história.

Mudança de escopo

O Backlog geralmente é representado pela linha constante na parte superior do gráfico, no caso, o Backlog é gerenciado pelo Product Owner e é sua responsabilidade gerenciar esses itens a serem trabalhados. Quando se tem uma adição ou redução de escopo essa linha constante sofre uma variação podendo subir quando há uma adição (aumento de escopo) ou descer quando há uma redução (cancelamento de escopo).

Conclusão

O CFD ou Cumulative Flow Diagram (Diagrama de Fluxo Cumulativo) é uma das melhores métricas para podermos identificar os pontos críticos do fluxo do processo no ciclo de desenvolvimento de produtos. Com o CFD é possível extrair diversos tipos de informações como o Lead Time, Cycle time, Throughput, se houve adição ou redução de escopo. Com o CFD conseguimos ter a previsibilidade de quantos itens serão entregues no futuro realizando uma projeção a partir dos dados que temos no atual momento de sua extração. Recomendo sua utilização tanto em frameworks como o Scrum ou metodologias como SAFe e Kanban.

Texto baseado em: Caroli, Paulo. Diagrama de Fluxo Cumulativo: uma ferramenta valiosa para melhorar o fluxo de trabalho. São Paulo: Editora Caroli. 2020.

#agilidade #agility #CFD #kanban #cumulativeflowdiagram #scrum #scrum master #agile #agilemethods #métricas #metrics #agility

Outras Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *